Normas de publicação

Vitrine Tecnológica

A Inovação – Revista Eletrônica de P,D&I abre espaço para que os Núcleos de Inovação Tecnológica publiquem reportagens a respeito de suas tecnologias patenteadas. O foco, como o próprio nome sugere, é fazer dela uma vitrine de novas tecnologias para o mercado. Os textos deverão ser redigidos em formato jornalístico e contemplar a descrição da patente e sua aplicação. O tamanho do texto não pode ultrapassar 5 mil caracteres, estando sujeito à edição. A reportagem poderá conter até duas imagens em boa resolução, que deverão ser fornecidas pelo próprio NIT.

Artigos

Autores que desejam publicar artigos a respeito de temas abordados pela Inovação – Revista Eletrônica de P,D&I também podem encaminhar o material para análise da equipe editorial. O texto deverá ter até 15.000 caracteres e, se necessário, até três imagens.

Os gráficos, tabelas ou imagens que o autor quiser usar na publicação deverão ser considerados pela equipe de edição de suma importância para a ilustração e melhor entendimento do texto. Os mesmos devem ser encaminhados para a equipe de jornalismo em arquivos distintos e com antecedência para a formatação prévia do material.

Caso não seja respeitado o limite de texto ou imagens, o autor deverá sinalizar opção de edição, se houver necessidade de corte. Casos excepcionais serão analisados particularmente.

As referências bibliográficas seguem o modelo de normas técnicas da ABNT. Citações e referências serão indexadas numericamente no texto, em ordem crescente, e aparecerão ao final do artigo, sob o título “Referências”. Existe ainda a opção de “Bibliografia Consultada”, quando o autor quiser listar no final do artigo as obras de referência utilizadas e/ou recomendadas.

Notas de rodapé não são utilizadas. Elas devem ser colocadas na “Bibliografia Consultada”.

A assinatura de todas as publicações deverá vir logo abaixo do título. As qualificações do autor, por sua vez, não poderão extrapolar cinco linhas e serão colocadas ao final, antes de “Notas e Referências” e “Bibliografia Consultada”. O texto deverá ser redigido seguindo o exemplo: “José Maria da Silva é biólogo, professor titular do Instituto de Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Centro de Pesquisa em Biologia Molecular do Instituto XYZ. Foi diretor do Conselho Superior X do Ministério Y na gestão 1980-1982”.

Os textos serão avaliados pela equipe de jornalismo e pelo Conselho Editorial da revista. A qualidade de texto, informação e pertinência dos artigos e ensaios serão essenciais para a sua aprovação. Assim que aprovados, os textos serão publicados de acordo com a relevância e urgência dos temas abordados. Depois de aprovados, os textos passarão por um processo de revisão. Em seguida, os textos serão reenviados para checagem juntos aos autores (apenas em caso de necessidade de alteração), e deverão retornar em no máximo dois dias úteis com a aprovação do autor para serem, finalmente, publicados. Caso o prazo seja extrapolado, fica entendido que o autor não refutou as alterações e edições. Portanto, será publicado bem como definiram os membros da equipe da revista.

O destaque de palavras ou expressões que irá compor o corpo do texto deverá ser em negrito, citações de frases e capítulos receberão aspas, e palavras estrangeiras e títulos de obras aparecerão em itálico.

Os textos deverão ser produzidos em arquivo Word. Ilustrações e gráficos deverão ser enviados em arquivo separado, com os detalhes necessários para sua identificação, como: crédito, legenda, fonte, entre outros detalhes.

As siglas constantes no texto deverão sempre aparecer por extenso na primeira vez em que forem utilizadas. Primeiramente aparece a sigla seguida pelo nome completo entre parênteses. É aconselhável que cada articulista coloque seus dados para eventual contato (e-mail e/ou telefone), quando alguma dúvida surgir no processo de edição.